Hoteis aderentes ivaucher

hoteis aderentes ivaucher

Quando o IVA é acumulado no alojamento em causa?

Porém, se a sua reserva for feita através de uma plataforma eletrónica (Booking, AirBnb, etc), o IVA já será acumulado uma vez que a fatura é emitida pelo alojamento em causa, o qual tem o CAE (classificação de atividade económica) relativo ao setor do alojamento.

Como acumular o IVA pago em despesas de alojamento?

Saiba como. Através do programa IVAucher vai ser possível acumular, durante os meses de junho, julho e agosto, o IVA pago em despesas de alojamento, restauração e cultura, e depois trocá-lo por descontos em consumos posteriores. Em setembro não haverá acumulação de valores e o saldo poderá depois ser descontado em outubro, novembro e dezembro.

Quando usar o IVA acumulado?

A partir de quando se podem usar os descontos? O valor acumulado em IVA deve ser utilizado no último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro). Em setembro, será contabilizado o valor acumulado durante os meses de junho, julho e agosto.

Posso estar isento de IVA no alojamento local?

É possível estar isento de IVA no alojamento local. Apenas tem de optar pelo regime simplificado de tributação e ter rendimentos inferiores a 10 mil euros por ano. Se adotar o regime de isenção não precisa de cobrar IVA aos clientes, no entanto também não pode deduzir o IVA das despesas que tem com o alojamento local.

Como escolher o regime de IVA?

Um dos aspetos a ter em conta nesta altura é a escolha do regime de IVA, ou seja, entre o regime simplificado ou o regime de contabilidade organizada. Se escolher o primeiro, a própria pessoa pode abrir a atividade, caso contrária será necessário recorrer a um Contabilista Certificado.

Como funciona o regime de isenção de IVA?

Os contribuintes que optem por exercer actividade como trabalhadores independentes, no Regime Simplificado, poderão optar (se se qualificarem para tal) pelo regime de isenção de IVA, ao abrigo do Artº 53 do CIVA. Ou seja, se não facturarem mais de 10.000€ com trabalho independente, poderão optar por este regime.

Muitos são os sujeitos passivos que operam no alojamento local e que se encontram isentos de IVA (Conforme Art. 53, volume de negócios inferior a 10.000€/ano). Facto é que, quando ouvimos o termo “isenção”, ficamos desde logo convencidos que estamos isentos e que não temos de pagar IVA. Mas, no Alojamento Local, será exatamente assim?

Quando é possível debitar o IVA acumulado?

Entre 01 de outubro e 31 de dezembro pode debitar o IVA acumulado (até ao limite de 50% do valor de cada compra) nos estabelecimentos destes três setores (restauração, alojamento e cultura) que tenham aderido ao plano. 4. O uso do IVAucher é automático?

Como descontar o IVA acumulado em bens e serviços?

Segundo o site do IVAucher, será possível a partir do dia 1 de outubro utilizar o saldo em algumas das plataformas online mais conhecidas destes sectores. Mas para já, ainda não estão divulgadas quais são as plataformas onde poderá descontar o IVA acumulado em bens e serviços dos três sectores abrangidos.

Por que os comerciantes não podem utilizar o saldo acumulado do IVA?

Embora todos os comerciantes que tenham um código CAE principal abrangido pelo IVAucher possam aderir ao programa, provavelmente haverá estabelecimentos onde não poderá utilizar o seu saldo. E isto porquê? Porque apenas os estabelecimentos que completam a adesão podem descontar os montantes acumulados de IVA.

Quando a adesão do IVA pode ser feita?

Esta adesão pode ser feita quando o consumidor assim o entender desde que em tempo útil para que o valor do IVA acumulado possa ser descontado.

Postagens relacionadas: