Doenca bipolar

doenca bipolar

O que é a bipolaridade?

O conceito de bipolaridade consiste na permanência no estado de euforia ou sintomas depressivos por um período superior a três semanas e de forma constante e progressiva, o que não raro pode levar à uma internação para tratamento.

O que é transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é um distúrbio mental grave no qual a pessoa apresenta períodos de alternância de humor, que duram dias, meses ou anos, desde a depressão, em que há profunda tristeza, a mania, em que há extrema euforia ou a hipomania, que é uma versão mais suave da mania.

Quais são as causas exatas do transtorno bipolar?

As causas exatas do transtorno bipolar são desconhecidas; no entanto, os especialistas assinalam que poderia ser consequência de um conjunto de fatores neurobiológicos e psicossociais. Desta forma, mostramos a seguir os que se destacam como possíveis fatores de risco que levariam uma pessoa a sofrer desta doença:

Quais são os fatores de risco para ser bipolar?

Este desequilíbrio também pode ser causado, em outros casos, por uma produção irregular de hormônios. Fatores ambientais: passar por acontecimentos vitais negativos como a morte de um ser querido, a perda de trabalho, a perda de uma relação afetiva, o abuso, a depressão, etc., pode ser um fator de risco para ser bipolar.

É possível tratar a bipolaridade?

O relacionamento com a bipolaridade exige resiliência. E a melhor forma de encontrá-la é respeitando a si próprio. Não faça do transtorno alheio sua prisão. Diga como você se sente diante das reações abruptas — sem incutir culpas, mas como forma de incentivar o tratamento. A pessoa que tem bipolaridade não é incapaz de entender seus sentimentos.

O que é a doença bipolar?

O que é a Doença Bipolar? 1 - O QUE É A DOENÇA BIPOLAR? (Doença Maníaco-Depressiva) A Doença Bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania».

Quais são as adversidades da bipolaridade?

Assim também é a bipolaridade. Não é útil pensar que suas adversidades são inexistentes. Elas são reais. Mas isso não significa que sejam incontornáveis. Psicofármacos ajudam a estabilizar o humor, prevenindo os altos e baixos acentuados pela doença.

Por que o QI elevado é efeito da bipolaridade?

Portanto, imaginar que o QI elevado é efeito da bipolaridade é um mito. Parcialmente, essa falsa associação entre bipolaridade e genialidade pode ser explicada pelo momento da vida no qual, frequentemente, iniciam os sintomas de mania e depressão: o começo da fase adulta.

O que é transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é uma doença mental, também conhecida como doença maníaco-depressiva, onde o afetado apresenta mudanças de humor incomuns, podendo passar de muito alegre ou animado a muito triste ou deprimido sem uma razão aparente.

Quais as causas do transtorno afetivo bipolar?

Transtorno afetivo bipolar: Quais as causas e como identificar? - Médico Responde Transtorno afetivo bipolar: Quais as causas e como identificar? Dra. Janyele Sales As causas do transtorno afetivo bipolar não são totalmente conhecidas.

Quanto tempo dura o transtorno bipolar?

O transtorno bipolar pode ser identificado por fases e, a partir daí, é que podem ser apontados os sintomas. A fase maníaca pode durar dias ou até meses.

Qual a diferença entre transtorno bipolar e genética?

Genética: é uma doença hereditária e um transtorno que acontece com mais frequência em pessoas com antecedentes familiares da mesma. De fato, observou-se que quem tem um familiar direto com transtorno bipolar conta com até 10 vezes mais possibilidades de desenvolver uma doença psiquiátrica. Alterações bioquímicas nos neurotransmissores cerebrais.

Postagens relacionadas: