Alterar morada carta de condução

alterar morada carta de condução

Quando mudar a carta de condução?

Relativamente à morada, como também já informámos, quando esta mudar, já não vai precisar de alterar a carta de condução, até porque essa informação deixa de ser considerada. A partir de agora, apenas o cartão de cidadão serve para justificação da morada do condutor.

Por que as cartas de condução emitidas depois de 2017 deixaram de conter a morada?

É por este motivo que desde a implantação do programa “Carta Sobre Rodas”, as cartas de condução emitidas depois de 2017 deixaram de conter a morada. O projeto “Carta Sobre Rodas” não vem apenas eliminar a necessidade de alterar a morada na carta de condução.

Como alterar dados e renovar a carta de condução?

Nesse sentido o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) passou a disponibilizar um conjunto de funcionalidades no seu portal que permitem proceder a pedidos de alteração de dados, renovação, substituição e pedidos de uma 2ª via da sua Carta de Condução. Vamos conhecer o portal IMT Online.

Qual é o novo modelo da Carta de condução?

O novo modelo da carta de condução continua a adicar da indicação da morada. Como já te deves ter apercebido, desde as cartas de condução emitidas a partir de janeiro de 2017 deixaram de ter qualquer referência à morada do condutor.

Quando renovar carta de condução?

Com a entrada em vigor do Regulamento Europeu n.º 2021/267, todas as cartas de condução com limite de validade entre 1 de fevereiro de 2020 e 30 de junho de 2021 veem os respetivos prazos alargados, pelo menos até 1 de julho de 2021. Consulte o resumo das novas regras. Simulador: Quando deve renovar a sua carta de condução?

Posso alterar a morada da Carta de condução?

Essa informação passa a estar disponível apenas na base de dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), tendo por base a informação que consta no Cartão de Cidadão. Assim sendo, caso mude de residência fiscal, é necessário apenas alterar a morada no Cartão de Cidadão.

Qual é o novo modelo da Carta de condução?

O novo modelo da carta de condução continua a adicar da indicação da morada. Como já te deves ter apercebido, desde as cartas de condução emitidas a partir de janeiro de 2017 deixaram de ter qualquer referência à morada do condutor.

Qual a idade limite para revalidar a carta de condução?

Já os condutores de ligeiros, com carta tirada depois daquela data, ficarão num quadro ligeiramente diferente. Nesse caso têm de renovar aos 30, 40, 50, 60, 65 e 70 anos e, posteriormente, de dois em dois anos.

Como alterar dados da Carta de condução?

Através do novo portal, denominado de IMT Online, os condutores passam a poder proceder a um conjunto de pedidos assim como alterar dados da sua carta de condução. Relativamente à morada, como também já informámos, quando esta mudar, já não vai precisar de alterar a carta de condução, até porque essa informação deixa de ser considerada.

Como alterar os métodos de renovação da Carta de condução?

Vamos conhecer o portal IMT Online. A alteração dos métodos de renovação da carta, denominada “Carta Sobre Rodas”, é uma das medidas que integram o Simplex para 2017. Através do novo portal, denominado de IMT Online, os condutores passam a poder proceder a um conjunto de pedidos assim como alterar dados da sua carta de condução.

Quanto Tempo Demora para renovar a carta de condução?

Quando devo Renovar a Carta de Condução? A renovação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem a validade da mesma, devendo ser renovada conforme as idades, para as diferentes categorias dos veículos e independentemente da validade averbada no documento.

Como revalidar carta de condução?

No IMTOnline ou, presencialmente, num balcão do IMT, Espaço do Cidadão ou junto de um Parceiro do IMT. Encontre o serviço mais perto de si, aqui. Quais os documentos que necessito para tratar da revalidação da carta de condução?

Postagens relacionadas: